PlaceMaker

Recentemente foi lançado uma extensão (plugin) para Sketchup que pode economizar uma quantidade enorme de tempo para todos que precisam construir o entorno dos seus modelos. Seus autores são Daniel Tal, conhecido autor de livros e vídeos sobre o uso do Sketchup e sobre renderização, além de comandar o blog 3Daily, já comentado aqui, e Dale Martens, também conhecido como Whaat, autor de alguns plugins extremamente úteis como Artisan e Profile Builder.

O que PlaceMaker faz é criar, em tempo muito reduzido, um modelo contendo as ruas, caminhos, corpos d'água, edifícios e o terreno de qualquer área que se defina. O modo de escolha da área é idêntico à geolocalização no Sketchup. A partir daí se decide se a importação dos elementos será feita por partes – uma espécie de coisa de cada vez – ou tudo de uma vez. O modelo resultante pode ser exportado para AutoCad, Revit, Rhino, 3DS Max e Lumion.

Para terem uma ideia da rapidez do PlaceMaker, o modelo ilustrado abaixo – o setor em torno a Lever House, em New York – levou menos de um minuto para ser construído. 

Setor de NY onde estão a Lever House e o edifício Seagram (menos de 1m para fazer)

Imagem de modelo de um setor grande extraído do site do PlaceMaker
Não é um plugin barato mas acaba se pagando se regularmente temos que construir modelos de entorno.

Nenhum comentário: