MADRID RIO

Segundo a descrição oficial, "Madrid Rio é um enorme espaço lúdico e cultural tanto pelos monumentos históricos e instalações de lazer e cultura que abriga como por ser ponto de referência desde o qual se pode contemplar e entrar em contato com a parte monumental de Madrid."

Trata-se de uma enorme operação paisagística ao longo do rio Manzanares, pensado para todo tipo de usuários. Para as crianças, há 17 áreas com brinquedos de madeira e corda. Cada zona tem características diferentes segundo a faixa etária a que se destina. Para os adultos há circuitos bio-saudáveis, canchas de bocha, mesas de jogos, o Centro de Interpretação do Rio Manzanares e o Centro Cultural Matadero Madrid.

Além das muitas pontes antigas que cruzam o rio, outras novas foram construídas e se se constituem em atrações adicionais.

É uma dessas obras que nos deixam com uma enorme inveja. Não porque não tenhamos capacidade de pensar em coisas assim mas porque, quando conseguimos que passem pelas chamadas "instâncias democráticas", raramente conseguimos levá-las a cabo na sua totalidade. A falta de vontade política –no Brasil quase nunca se leva adiante o que o antecessor começou– resulta em falta de dinheiro e na consequente amputação dos bons projetos.

Em Madri isso não aconteceu. A obra se baseou em projeto realizado pelos escritórios Rubio & Alvarez-Sala, West 8, Burgos & Garrido e Porras & Lacasta, e foi concluído em 2013.

Dois vídeos curtos podem ser vistos aqui e aqui.







Nenhum comentário: