Paul Rudolph

Paul Rudolph é hoje um nome desconhecido para a maioria dos arquitetos com menos de 40 anos de idade. E talvez os que o conheçam relacionem o seu nome a uma obra em que se reconhece um talento escultórico mas que pode também ser descrita como grotesca, aparatosa, musculosa, acrobática, excessiva e outros adjetivos similares. Basta como exemplo mencionar o edifício da escola de arquitetura da Universidade Yale, a qual os estudantes atearam fogo no final dos anos 1960.

No entanto, Rudolph teve um início de carreira muito interessante na Florida, onde produziu casas de uma leveza impressionante, utilizando madeira, tecidos, envolvendo os interiores em pórticos e criando coberturas duplas para protegê-los do sol. Exímio desenhista, Rudolph produziu nos anos 1940 e 50, tanto em parceria com Ralph Twitchell como individualmente, um número de projetos e obras que merecem uma olhada mais atenta. Abaixo uma pequena amostra dessa arquitetura. 

Para quem quiser mais informações, foi fundada recentemente uma fundação para cuidar do acervo deixado por ele e há um livro que pode ser encontrado nos sebos internacionais: Paul Rudolf: The Florida Houses.


Twitchell/Rudolph, Finney Guest House, Siesta Key, 1942



Twitchell/Rudolph, Finney Guest House, Siesta Key, 1942

Twitchell/Rudolph, Cocoon House, Siesta Key, 1950
Paul Rudolph, Walker Guest House, Sanibel Island, 1952-53

Paul Rudolh, Umbrella House, Lido Shores, 1953-54




Paul Rudolh, Umbrella House, Lido Shores, 1953-54

Paul Rudolh, Umbrella House, Lido Shores, 1953-54








Nenhum comentário: